terça-feira, 14 de maio de 2013

Quando Temos Medo

Eu já postei aqui, há muito tempo atrás, sobre três medos bizarros que eu tinha quando criança: algodões-doce, espumas e balões. Admiti que eu só superara esses três medos usando uma "perspectiva adulta", ou seja, eu ainda tinha o medo em algum lugar irracional da minha mente, mas controlava. Eram dessas coisas de criança sem importância, certo?
Errado.
Esses dias, eu descobri que esses medos são muito mais sérios do que eu imaginava. E não são três medos distintos, e sim (estou começando a descobrir) um único medo. Embora eu ainda não tenha certeza de qual é o objeto do medo, sei que tem a ver com bolhas.
E descobri isso da pior forma possível: tendo uma crise de pânico. Hoje (dia em que escrevo esse texto) tinha resolvido fazer um bolo, e fui usar uma receita diferente, que era para ser batida em batedeira. Minha batedeira está com problemas, então resolvi arriscar e usar o liquidificador. Só que não deu muito certo: a massa era grossa e pesada demais, e não bateu direito. Eu coloquei alguns ingredientes líquidos e a farinha, e bati (vou batendo os ingredientes aos poucos). Só que a mistura ficou muito pastosa, acabou se embolando nas hélices do liquidificador e quando eu abri a tampa para ver o que tinha acontecido, vi que a massa tinha virado tipo uma bola ou uma bolha em volta da hélice. Nada de muito grave, certo? Era só colocar o leite e resolvia. Só que...
Só que a minha reação talvez tivesse sido melhor se eu encontrasse uma cabeça decepada ali dentro. Ver aquela bola de massa (meu deus, essa imagem não sai da minha cabeça) foi a coisa mais horrível que já vi. Meu coração disparou, senti um impulso de fugir, de me encolher, de chorar. Eu não sei dizer o que me custou não sair correndo da cozinha. Fui lá, coloquei o leite (eu estava tremendo, gente, tremendo de verdade), e enquanto terminava pedi para a minha irmã me ajudar na cozinha, porque não queria ficar sozinha ali.
Coloquei o bolo pra assar, só que nosso forno está com problemas, então usamos uma panela especial que assa o bolo no fogão mesmo. Quando fui olhar se estava pronto, por algum motivo a massa cresceu mais de um dos lados, formando novamente uma espécie de bolha (nem era uma bolha, era só que cresceu mais uma parte, sei lá porquê). Eu larguei a tampa da panela e chamei minha irmã de novo. Mal conseguia chegar perto do fogão para apagar o fogo. É tão ridículo que me dá vontade de rir da minha própria cara. Eu não consigo comer o bolo porque um dos lados cresceu mais do que o outro. Só de pensar naquele bolo me dá vontade de me arrancar do meu próprio corpo, é uma gastura, um nervoso, um sei lá o que.
Eu sei, há muito tempo, que tenho algum tipo de medo relacionado com bolhas, mas fazia muitos anos que não me dava uma crise tão forte. É uma coisa que consigo controlar, mas para isso preciso me preparar emocionalmente, e eu não estava preparada quando vi aquela maldita bola de massa.
Vocês têm ideia de que estou com aquela imagem na cabeça, da mesma forma que alguém fica com a imagem de fantasmas após ver filmes de terror?
Pessoa racional e equilibrada que sou, eu não aceito um medo tão irracional e absurdo. Tem que ter 1) uma explicação e 2) um objeto específico para esse medo. Bolhas? Deformações redondas em objetos? Nunca tinha se manifestado em coisas tão sólidas quanto um bolo. Que aspectos mais desse medo absurdo eu ainda não conheço? Onde mais ele pode se manifestar? Só se manifesta se eu ver a coisa na minha frente, ou será que se eu ver um determinado desenho também pode se manifestar? Eu não sei.
Fazendo uma análise fria, os três medos que citei anteriormente (balão, espuma e algodão-doce) me parecem ser todos um aspecto desse medo, relacionado com bolhas. Balões são bolhas de plástico gigantes. Espumas são pequenas bolhinhas. Algodão-doce não é uma bolha, mas tem um aspecto que me lembra uma, da mesma forma que a deformação no bolo. E devo ter outros medos relacionados, que são aspectos de um único medo.
O mais curioso é que não é qualquer tipo de bolha. Tenho medo de bolhas de sabão, principalmente as grandes, mas não tenho medo de plástico-bolha. Então não sei se realmente tenho medo de bolhas, ou se é outra coisa. Estou olhando listas de fobias, tentando encontrar uma que talvez se encaixe, mas até agora não encontrei nada. Nunca nem ouvi falar de alguém que tenha algo parecido. Isso não me incomoda a ponto de eu ter que procurar um médico, mas a crise de hoje me deixou muito preocupada. Estou com o coração disparado até agora, e já se passaram horas. Preciso descobrir que diabos é isso, e se mais alguém tem isso. Não é possível que seja só eu.

* * * * *

E eu ria da minha irmã que tem medo de borboletas... Pelo menos a fobia dela tem um nome (motefobia) e é relativamente comum.

* * * * *

Cortei o bolo em pedacinhos para poder comer. Não ficou bom. Muita farinha.

* * * * *

Tem nome até para o medo de ser observado por patos (????), mas não tem nome para ter medo de bolhas.

Nenhum comentário: