sábado, 27 de outubro de 2012

Em Busca dos Desenhos Perdidos - Atualizado em 17-03-2013

Quando eu era criança, eu assisti um desenho simplesmente maravilhoso. O desenho me deixou tão fascinada que, mesmo só tendo visto ele uma vez, me lembro de muitas coisas da história, inclusive cenas e falas. Eu não sei em que época foi isso, mas algo me diz que foi quando eu morei em Minas, entre 1994 e 1998.
Não haveria nada de impressionante no fato de uma criança de apaixonar por um desenho aleatório, se não fosse o fato de que eu não conheço ninguém, absolutamente ninguém, que tenha visto o tal desenho. Por mais que procure no Google não encontro nem sinal dele. Eu não me lembro do nome, mas lembro a história, e isso deveria bastar para encontrar, nem que fosse nos recantos mais remotos da internet, pelo menos uma pessoa que tenha ouvido falar nesse desenho. Mas eu não encontro. Como se ele nunca tivesse existido.
Vou deixar aqui o que eu lembro sobre esse desenho, para provar que não sou louca, ou que minha imaginação infantil merecia um oscar caso eu tenha inventado o que acho que lembro:

A história fala sobre uma menina que ganha de presente um pote mágico de mingau. Pelo que me lembro, quem dá esse pote para ela são seres mágicos (pequenas fadas ou duendes talvez), mas não tenho certeza. Esse pote produz sozinho o melhor mingau do mundo, e para que ele faça isso, basta que alguém diga "cozinhe, pote". Para que ele pare de fazer o mingau, a pessoa deve dizer "pare de cozinhar, pote". A menina começa a usar o pote para produzir o mingau para ela e seus amigos.
Só que um homem mau de alguma forma (que eu não me lembro) descobre como o pote funciona e o rouba. E passa a vender o mingau que o pote produz, e a cidade inteira faz fila para comprar, afinal aquele é o mingau mais gostoso do mundo. Só que são muitas pessoas querendo o mingau e o homem, ganancioso, começa a mandar o pote produzir mais e mais. O pote acaba produzindo mingau demais, o mingau transborda, inunda a casa toda e depois a cidade toda (a cena é bem surreal). A menina que era a dona do pote começa a procurar por ele, navegando pelo mar de mingau numa canoazinha (e com a ajuda de mais gente, eu não me lembro bem). Para que o pote pare de inundar a cidade com mingau, a menina fica falando sem parar "pare de cozinhar, pote", enquanto o procura.
Eu não lembro exatamente do que acontece depois, mas sei que a menina encontra o pote e faz com que ele pare de cozinhar o mingau. A inundação acaba, e ela entrega o pote de volta para quem havia dado para ela. Esses seres então entregam o pote para o irmãozinho dela, que se não me engano, vivia com as fadas na floresta (mostra uma cena dele recebendo o pote, sentado em uma planta se não me engano). Acho que acaba aí.

De tudo isso, a cena que mais me fascinou foi a da inundação de mingau e a frase "pare de cozinhar, pote". Se alguém já ouviu falar desse desenho, sabe o nome ou lembra de qualquer informação a mais, por favor compartilhe.

-----//-----

Existe um outro desenho, que devo ter visto mais ou menos na mesma época, que eu também me apaixonei embora não me lembre tão bem, e sobre o qual eu também não encontro nenhuma informação ou pessoa que tenha visto. O que eu me lembro dele é o seguinte:

O desenho começa com duas crianças, um menino e uma menina, que são vizinhos e muito amigos (namorados?). Há uma espécie de marquise que liga as casas deles, e logo nas primeiras cenas mostra os dois sentados ali, conversando, até que as respectivas mães os chamam e os dois voltam para casa, se arrastando pela marquise e entrando pela janela.
Depois disso, eu não tenho a menor ideia do que acontece. Só sei que uma bruxa má que mora em um castelo de gelo, em um lugar cheio de neve, congela o coração do menino e o faz ir até ela. A menina vai atrás, tentando salva-lo, acontecem várias coisas, mas quando ela encontra o menino ele já teve o coração congelado, logo está frio com ela e não a quer. Eu acho que a menina chega a entrar no castelo de gelo, mas não me lembro o que acontece depois ou qual é o final.


O que mais me impressionou quando vi esse desenho foi a metáfora do coração congelado. O fato do menino, que amava tanto a menina, se tornar completamente frio e indiferente a ela, se tornar uma pessoa má como a bruxa. É um tema bastante pesado, nos limites do universo infantil. Mais uma vez, se alguém tiver qualquer informação sobre esse desenho, por favor compartilhe.

-----//-----

ATUALIZADO EM 17-03-2013

E a internet mostra o seu poder! Graças aos leitores do blog, consegui localizar os dois desenhos. O primeiro é uma animação russa e se chama O Pote de Mingau (o título original russo é Gorshochek Kashi). Não consegui muitas informações a respeito nem o vídeo em português, mas no YouTube tem o desenho no original em russo e dublado para o inglês (links abaixo).

The Pot of Porridge (O Pote de Mingau - dublagem em inglês):



Gorshochek Kashi (O Pote de Mingau - original em russo):




O segundo desenho também é russo (Rússia dominando os desenhos da nossa infância!) e se chama A Rainha da Neve (ou Snezhnaya Koroleva no original russo). O desenho tem nada menos do que 56 anos! Foi produzido em 1957 por Lev Atamanov, baseado no conto do grande Hans Christian Andersen. Existem vários desenhos, filmes e peças que contam essa mesma história, mas na minha opinião nenhuma supera a versão de Lev Atamanov. Novamente não encontrei o desenho com a dublagem em português, mas achei o original russo com legendas em inglês, e também a dublagem em inglês (links abaixo).

Snezhnaya Koroleva (A Rainha da Neve, original russo, legendas em inglês):



The Snow Queen (A Rainha da Neve, dublado em inglês):




Recomendo a quem gosta das histórias que faça o download, pois nunca se sabe quando um vídeo do YouTube irá sumir (mesmo quando não há problemas com direitos autorais, se o usuário que postou deletar a conta, o vídeo é excluído).

Por fim, deixo aqui meus agradecimentos a todos os leitores que me ajudaram a encontrar esses desenhos (ou melhor, ajudaram a todos nós!). Agradecimentos especiais à Karoline, que sabia os nomes dos desenhos (o que me possibilitou encontrar A Rainha da Neve no YouTube) e ao leitor ou leitora anônimo que deixou o link para O Pote de Mingau dublado em inglês. Adoro vocês seus lindos =)

34 comentários:

mayysacavalcanti disse...

eu tenho esse desenho da menina e o pote de mingau aqui em casa, detalhe: em fita cassete! É bem antigo mesmo, sou de 95 e me lembro muito bem da menina dizendo "pote, pare de cozinhar pote!", e também das pessoas que moravam nos andares mais altos dos prédios guardando todo o mingau que podiam, pegavam com baldes atravéz das janelas de onde moravam. E não posso deixar de dizer que você não está imaginando coisas, o desenho existe sim e é muito bom. kkkk!

abraço! /Maysa Cavalcanti

Vitoria Esewer disse...

Finalmente alguém que conhece! \o/
Obrigada, eu já estava sem esperanças de que esse desenho realmente existisse kkkkkk

Karoline disse...

Eu tive esse desenho a muito tempo atraz quando crinça em fita cassete," o pote de mingau", e o outro tmb , se chama "a Rainha da neve".... tento encontrar esse desenhos no youtube mais nao consigo...

Anônimo disse...

eu também lembro desses desenhos, tinha em fita, queria muito saber o nome!

Juddy Garcez disse...

Meu Deus, sou de 96 e pensei que fosse a única a conhecer esse desenho hahaha Como ele se chama?

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=SzLXWpUuqXs

Vitoria Esewer disse...

É exatamente esse! \o/\o/\o/\o/

Muito obrigada, pessoa anônima, por compartilhar com a gente o link!

Quanto ao outro desenho, continuo procurando, se alguém encontrar algo favor postar aqui também! =)

Vitoria Esewer disse...

Karoline, muito obrigada por me dar o nome do desenho A Rainha da Neve! Graças a isso, consegui encontrar o original no YouTube:

http://www.youtube.com/watch?v=P8jN0oOvYi0

Esse é um desenho russo de 1957! Várias versões foram feitas, mas essa é a que eu vi quando criança. Infelizmente só encontrei ele em russo com legendas em inglês, mas pra mim já está ótimo! \o/

Monique disse...

Eu tinha essa fita,mas nessa mesma fita tinha um desenho junto, era de um menino orfao que tinha que devolver globo que tava destruido para uma fada, voces conhecem esse desenho??

Unknown disse...

Nossa, muito obrigada!!! fazia tempos que eu procurava esse desenho que nem louca! eu tinha ele em VHS o pote de mingau e um outro desenho de uma varinha magica,que não lembro o nome,aí um dia minha prima o levou e não me devolveu mais o tempo passou e ela perdeu o filme ,eu fiz inumeras pesquisas no google you tube e não achava e agora encontrei em seu blog! muito legal viajei de volta a infancia agora.

Caio disse...

Ola amigos! Eu tenho esse desenho em fita cassete e já passei ele para o DVD logo possuo esse desenho disponível para ser assistido em DVD e computador! Gosto muito dele! Marcou minha infância.

Anônimo disse...

Vitória estou legendando a animação "Snezhnaya Koroleva" já estou em 50% se quiser entrar em contato mande um email "rogerioronin@hotmail.com" , ou visite meu blog e deixe um comentário "toplivros.wordpress.com".

Grato!

Rogério Torres

Unknown disse...

Faz anos que eu queria achar esse desenho que marcou minha infância. Obrigado a todos.

Gustavo disse...

Vitória! Eu lembro desse desenho.

E sentia a mesma coisa quando me vinha na mente o titulo "O Pote de mingau" como se fosse uma alucinação, pois só eu lembrava desse desenho, e comecei a não perguntar mais a ninguém sobre ele, achei melhor esquecer, pois também pesquisava na internet e nada achava...

Agora, fui pesquisar novamente e achei seu blog, lembro que assisti ele uma unica vez, e foi na Cultura :)

Obrigado pelo post, você fez eu deixar de acha que tinha alucinação quando criança :)

Você lembra de um desenho que passava na cultura, com traços bem rústicos, de uma velhinha que não falava, todo desenho só emitia sons, como se fossem ruídos, e ela ( A velhinha) dirigia um helicóptero bem estranho.

Vitoria Esewer disse...

Oi Gustavo! Acho que foi na Cultura mesmo que eu assisti, lá passava os melhores desenhos!

Esse desenho que você falou, eu não me lembro, mas acho que já vi alguma coisa parecida. Me lembro beeem vagamente disso, mas ou eu era muito pequena ou só assisti uma vez...

Bianca disse...

Nossa cara!!! Pensei que nunca mais encontraria esse desenho! Já rodei muito a internet e nunca tinha encontrado até hoje! É tão bom assistir ele agora, momento nostalgia. Eu tinha em vhs e era um dos desenhos prediletos meu e da minha irmã! Que feliz cara :) Mto obrigada

Brunna C. ( B. E. M. C.) disse...

Nossa!!!!! EU E MINHA IRMÃ NUNCA ACHAMOS OUTRA PESSOA QUE TIVESSE ASSISTIDO O DESENHO DO MINGAU! NÓS SEMPRE LEMBRAMOS DAS CENAS E HOJE PUDEMOS ASSISTIR NOVAMENTE!
MUITO OBRIGADA!
que lindo :3
me emocionei.

Skorm disse...

Nosss... eu lembrava um pouco desse desenho, sou de 95 e tinha em casa em vhs qnd eu era bem novo... do nada eu resolvi pesquisar e achei ake. vlw'

Unknown disse...

gente mi ajuda como e o nome do desenho que um sapo enfrente uma seca e vai atras dasnuvens de chuva ??????????

SARAH disse...

Por favor me ajudem já procurei em todos os lugares e não achei e minha mãe jogou fora o vhs por favor me ajuem >eu estou procurando a capa deste vhs com a ilustração do filme a rainha da neve era meio verde e azul e tinha ela na capa com alguma criança por favor se acharem esta capa de vhs me avisem procuro isso a um tempão obrigado por postarem o desenho :)

Vitoria Esewer disse...

Oi Sarah! Eu encontrei a capa do blu-ray da versão original, mas acho que é diferente da capa do VHS:

http://fc00.deviantart.net/fs70/i/2013/029/7/b/snow_queen_blu_ray_fan_cover_by_fatcaketom-d5t7tur.jpg

A única capa de VHS que achei foi a do desenha de 1995:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/0/01/The_Snow_Queen_(1995_film).jpg/220px-The_Snow_Queen_(1995_film).jpg

Mas vou continuar procurando, e se alguém mais achar, por favor poste aqui =)

Vitoria Esewer disse...

Sarah, a capa seria essa aqui?

http://1.bp.blogspot.com/-FNq4Deh6kIk/UXe_a7KqDxI/AAAAAAAADAw/MUx87qAjl2Q/s1600/19435814.jpg

Unknown disse...

Nossa a muito tempo assisti esse desenho muitas vezes com meu irmão na infancia, so que ficou na memoria e do nada veio as imagens na cabeça sendo assim resolvi procurar e encontrei aqui, infelizmente nao tenho mais o VHS senao passaria pra DVD e compartilhariam com todos a versao em portugues, e tambem tem outros que assisti e nao lembro o nome, um deles é o Feiteiço de alguma coisa rsrs (O menino do globo)

Obrigado Vitória e a todo pessoal que comentou

Anônimo disse...

olá pessoal, quando era criança assisti um filme em fita cassete que se chamava "a varinha mágica", não me lembro muito bem como era, mas havia um gigante que morava em um carvalho e ele tinha um gato preto também, a história começa numa floresta com uma menina, e num momento do filme tem uma tempestade com raios acho que o gigante fica nervoso, queria assistir novamente pois eu amaaavaaaa!! me ajudem a encontrar por favor! AAAH, eu também assisti outro filme que não me lembro quase nada, foi mais ou menos em 1998 ou 99, tinha uma menininha e ela estava dando um chá, e seus convidados eram uns bichinhos de pelúcia e acho que um era de verdade, ela estava em um jardim em frente uma casa eu acho, e é só isso, não me lembro de mais nada, se alguém conhece esse filme, ele é muito antigo e é em fita cassete.

Unknown disse...

Bem que o Caio poderia fazer upload do filme no youtube! Seria uma ótima contribuição. Esse filme da rainha da neve juntamente com o pequeno príncipe eram meus favoritos!!!

Anônimo disse...

Alguém tem A varinha mágica pra disponibilizar? Ele vinha no mesmo vhs q o pote de mingau.

Anônimo disse...

o nome do filme do menino que tem um globo é o feitiço de napolis

Rogério Torres disse...

Esta animação Soviética é show de bola mesmo, se alguém quiser baixar eu legendei e disponibilizei no meu Blog https://animacult.wordpress.com/

Entre la e de uma conferida!

Abraço Rogério Torres

Unknown disse...

A varinha mágica > http://synapse.com.br/repositorio/filme/?name=a_varinha_magica_de_kalin_gruya_o_fantasma_de_canterville_de_oscar_wilde_o_pote_de_mingau_de_os_irmaos_grimm

Ana Claudia disse...

Assistia basicamente 4 filmes durante toda a minha infância, esse do mingau, a da rainha do gelo, a polegarzinha, de um gigante que odiava crianças e vivia num castelo de gelo e de um fantasma que forjava marcas de sangud com tinta pra assustar as pessoas da casa, mas na verdade ele era legal e com a ajuda de uma menina ele acaba conseguindo salvar a alma e vira uma árvore hahahahahaha eu procuro esses filmes que nem doida, mas como não sei o nome (só o da polegarzinha), nunca achei! Fiquei feliz demais! Obrigada mesmo!

Rogério Torres disse...

Baixe a animação aqui!

https://animacult.wordpress.com/2015/02/19/snezhnaya-koroleva-a-rainha-da-neve-1957-exclusivo/

Anônimo disse...

Ana Claudia, o último filme mencionado por você chama-se, se não me engano, "O fantasma de Canterville" e também é russo. É o fantasma de um velho, não?

AlvoErrado2 disse...

O pote de mingau dublado --->> https://www.youtube.com/watch?v=feBlDhBgGE8, A varinha mágica dublado --->> https://www.youtube.com/watch?v=chzTbwuVDeo, O fanstasma de Canterville dublado --->> https://www.youtube.com/watch?v=uA5gbZPDUhQ, O Antílope dourado --->> https://www.youtube.com/watch?v=C8z_hjVyj4Q

AlvoErrado2 disse...

Em relação a Rainha do Gelo, alguém sabe se existe uma versão dublada desse filme??