terça-feira, 30 de outubro de 2012

Homens Inteligentes

Existem muitas coisas que são essenciais para que eu me apaixone por alguém. Mas talvez a mais essecial de todas, aquela que eu realmente nunca abri mão, é que a pessoa seja inteligente.
Eu tenho o meu "tipo", claro. Gosto de homens muito altos, brancos, com pêlos (não gosto dos "lisinhos"), com barba, de olhos claros, e magros ou fortes (nunca gordos). Porém, já me apaixonei por morenos, por homens não tão altos (até menores do que eu!), que tinham menos pêlos no corpo do que uma mulher. Mas nunca me apaixonei, nem acho que teria o menor interesse, em um homem burro.
A inteligência é algo extremamente atraente em um homem. O saber demonstrar essa inteligência também. Se um homem é inteligente e sabe demonstrar isso de uma forma que não seja arrogante, ele pode se tornar mais atraente do que alguém muito mais bonito do que ele. Chego a afirmar que a inteligência torna dispensável quase todos os outros atributos físicos.
Quando eu era adolescente, por volta dos dezesseis anos, me apaixonei pelo meu professor. Ele não era bonito (embora também não fosse feio) e tinha o dobro da minha idade, mas era inteligente, romântico, e falava coisas que me deixavam simplesmente fascinada. Nós trocávamos textos filosóficos, de autoria própria ou de autores consagrados. Tínhamos conversas sobre o sentido da vida, sobre literatura, sobre o ser humano, sobre crenças, sobre amor. Além de inteligente, ele era carinhoso, gentil... Vou parar de falar nele antes que me apaixone de novo.
O fato de a maioria das garotas se apaixonarem por um professor ao menos uma vez na vida é a prova de que um homem inteligente vale mais para uma mulher do que qualquer moleque bonito e gostoso mas sem nada na cabeça. Entre os quinze e os dezessete anos estamos cercadas de adolescentes, muitos no auge da beleza, mas sem nada a oferecer além disso. Um homem menos atraente, mas inteligente, culto, nos enriquece muito mais, nos ajuda a crescer, a amadurecer, a ver novos sentidos na vida.
Outra coisa que torna a inteligência mais valiosa do que a beleza é a efemeridade desta. Por mais que um homem seja incrivelmente bonito, nós sabemos, por instinto, que uma hora aquela beleza começará a decair, até desaparecer. Alguns homens atingem o auge da beleza por volta dos quarenta anos; mas pouquíssimos são os que permanecem atraentes depois dos sessenta. Depois dos setenta, nem se fala. Já com a inteligência acontece o contrário: ela se aprimora com o tempo, se refina, aumenta, está em constante evolução. Se você está com um homem inteligente de vinte e poucos anos, tem  certeza de que daqui a quarenta anos ele será tão ou mais inteligente do que agora. Já com a beleza, não há nada garantido.
Mais uma coisa valiosa na inteligência: ela se espalha. Se estamos com um homem bonito, a única coisa que ganhamos com essa beleza é a satisfação pessoal. Já se estamos com um homem inteligente, um homem que nos proporciona conversas profundas e momentos de reflexão, nós mesmas vamos evoluindo, crescendo, melhorando.
Estar com alguém que nos proporciona conversas interessantes, que tem conhecimentos acima da média, que aprecia a cultura, que sabe se expressar e que sabe usar isso a seu favor é muito mais interessante do que estar com uma pessoa atraente fisicamente, mas incapaz de manter uma conversa de nível, ou incapaz de apreciar nosso próprio nível intelectual. Afirmo mais uma vez, e tenho certeza de que muitas concordarão comigo: homens inteligentes são melhores. Sempre.

-----//-----

Comecei a pensar em alguns homens inteligentes que conheço, e acho que estou momentaneamente apaixonada por eles.

-----//-----

Se além de inteligente, o homem também for bonito, as coisas ficam ainda melhores.

Nenhum comentário: