quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Aquilo que Falta na História - Linhas de Nazca

Antes de qualquer coisa, recomendo que quem não saiba do que se trata as linhas de Nazca leia o artigo da Wikipedia. Existem também diversos outros sites sobre o assunto, basta pesquisar no Google.
Quem conhece o assunto sabe que a explicação mais comum que os historiadores dão para a sua existência é a seguinte: um povo relativamente primitivo, habitante do deserto de Nazca, criou as linhas e desenhos por motivos religiosos, provavelmente como uma forma de atrair a chuva, e a dimensão dos desenhos deveria ser para que os deuses os vissem do céu. Muito bem. Antes de falar qualquer coisa além, deixo aqui algumas fotinhas legais desse lindos e inocentes desenhos:






Rapaz... Coitados dos historiadores. Eu sei que eles não têm muitas opções. Mas alguém me diz o que que uma aranha, um beija-flor, um macaco e um cara esquisito podem ter em comum com trazer a chuva? Apareciam macacos em Nazca quando chovia? O deserto florescia e surgiam beija-flores, é isso? Eu acho que não, meus queridos.
Vamos tentar ir pela mesma linha e melhorar a explicação dos historiadores? Vamos pensar um pouquinho. O povo de Nazca morava em Nazca (não diga...) e lá não chove muito mais do que 15 minutos por ano. Assim, para conseguir água, eles tinham que implorar aos deuses para que chovesse. Por isso, resolveram fazer, no chão do deserto, desenhos tão gigantescos que só poderiam ser vistos a muitos quilômetros de altura. Por que tão grandes? Porque os deuses moravam no céu, é óbvio. E então eles resolveram fazer desenhos. digamos assim, tropicais - desenhos de animais que só existiam na floresta, como macaquinhos e aranhas (?). Por que não árvores? Ah rapaz, sei lá, deixa de ser chato.
A verdade é que a explicação oficial dos historiadores para esses desenhos é tão pobre e superficial quanto qualquer outra teoria alternativa - e existem muitas. Não é culpa dos historiadores não saberem o que realmente aconteceu. Mas é culpa deles a negação e a ridicularização de teorias que deveriam ser tão válidas quanto a dos deuses da chuva.
Uma das teorias alternativas mais populares sobre o assunto é a dos astronautas antigos. De acordo com essa teoria, os desenhos de Nazca foram feitos por alienígenas que vieram à Terra há muitos milhares de anos, e serviriam como identificações e pista de pouso (existem linhas perfeitamente retas que se estendem por muitos quilômetros, como uma pista de pouso moderna). Após a partida desses alienígenas, o povo do deserto começou a fazer seus próprios desenhos (que só poderiam ser vistos de cima porque, afinal, os astronautas vieram do espaço), na esperança de trazer esses alienígenas (para eles, deuses) de volta.
É uma boa teoria. Tão válida quanto a "oficial", muito mais emocionante e - na minha humilde opinião - muito mais coerente. Descarta-la porque "alienígenas nunca visitaram a terra" ou porque "alienigenas não existem" é arrogância. Ainda mais quando vemos as hipóteses oficiais e percebemos que elas são muito ruins.
Eu não posso dizer que "acredite" em uma ou outra teoria, mas simpatizo muito com a dos alienígenas. O que podemos ter certeza observando as linhas de Nazca é que alguma coisa - alguma coisa significativa - está faltando nos livros de história. Se os historiadores não sabem dizer o que é, eu não vejo nenhuma razão para que eles possam dizer o que não é. As teorias dos alienígenas, dos deuses da chuva, de gigantes desenhando no deserto ou mesmo de um artista plástico primitivo estão todas no mesmo nível - não passam de teorias sem nenhuma evidência.
Teorias são interessantes. Pense nisso. Crie a sua. Estará tão certa e bem fundamentada quanto qualquer outra.

* * * * *

Maaaaas Vitoria, se todas as teorias estão no mesmo nível de credibilidade, por que você simpatiza mais com a dos et's?
Pode parecer bobagem, mas é por causa do desenho que eu acho o mais intrigante de todos: o do ser humanóide desenhado na encosta de uma montanha (o terceiro que eu coloquei ali em cima). Esse desenho me perturbou muito, por dois motivos: o primeiro é que a maioria dos outros desenhos têm linhas retas ou quase retas, formas bem angulares, e esse desenho parece, digamos assim, um desenho feito por um destro usando a mão esquerda. O segundo motivo é que nos outros desenhos você percebe uma precisão e uma perfeição muito grandes nas formas - dá para identificar de primeira o que está desenhado - enquanto neste... O que está desenhado? Um ser humano? De jeito nenhum. Um... Ahm... Um o que? Aquilo, além de "mal desenhado", não se parece com nada existente na Terra. Se a teoria dos alienígenas estiver certa (ou aproximadamente certa), aquele desenho faz muito sentido. Acompanhem:
Um povo extraterrestre chega à Terra e resolve ficar aqui por uns tempos. Eles constroem toda uma estrutura para o pouso e a decolagem de suas naves em um lugar com clima e temperatura ideias (Nazca), enchem o lugar de sinalizações e outras coisas mais que precisam para orientação, e provavelmente também têm algum tipo de base ou acampamento. Eles começam a conviver com o povo nativo, provavelmente de forma amigável, repassa conhecimento e talvez até alguns itens de sobrevivência para eles; e depois, como era inevitável, vão embora. O povo, ainda muito primitivo, sempre achara que aqueles seres do espaço eram "deuses"; em seu desejo de que voltassem (para trazer mais conhecimento e mais comidinhas gostosas), eles tentam reproduzir os desenhos feitos pelos astronautas (cujo significado desconheciam), para chama-los de volta (afinal, onde havia desenhos, os astronautas apareciam). Obviamente, esses desenhos seriam muito menos precisos e significativamente diferentes dos originais. E, em uma tentativa desesperada, desenharam aquilo que eles queriam que voltasse - os próprios alienígenas.
Essa é uma teoria muito boa aos meus olhos, o que não quer dizer, claro, que seja verdadeira. Pode ser que eu só queira que tenha sido assim. Pode ser que eu só tenha visto Arquivo X demais durante a minha vida.

* * * * *

Estou vendo uma série muito boa sobre esse assunto, chamada Ancient Aliens (Alienígenas do Passado em português). É do History Channel e atualmente possui 4 temporadas. Achei muito boa porque odeio quando esse assunto é abordado de forma sensacionalista ou com fanatismo, e essa série consegue ser bem equilibrada e razoável (apesar da evidente empolgação dos apresentadores). Além disso, na maior parte das vezes eles escutam os dois lados, algo que eu acho muito importante. Você encontra as duas primeiras temporadas completas no YouTube.

Nenhum comentário: