quarta-feira, 20 de maio de 2009

Eurotúnel

Aconteceu ano passado comigo (de verdade e sem nenhum exagero): eu estava em um ônibus, indo de Laranjeiras para Vitoria, rumo à minha amada faculdade. Estava sentada do lado do corredor, em um banco bem perto da porta de saída. Ônibus cheio, muita gente em pé. Como sempre.
Os dois indivíduos que interessam à história estavam de pé perto da porta, muito perto de mim. Era impossível não ouvir a conversa. Não me lembro exatamente como começou, mas em certo momento ouvi o seguinte diálogo:
-- Po, podiam fazer um túnel ligando Vitória a Vila Velha.
-- Como, cara? Por baixo d'água?
-- É, meu.
-- Não dá, meu, tá doido?
-- Claro que dá, na Europa tem.
-- Onde? Tem nada.
-- Tem o tal Eurotúnel, aquele que liga a Inglaterra à Rússia passando pelo Golfo do México.
Parei. Por um momento, achei que tinha ouvido coisas. Nem me lembro mais do resto da conversa (provavelmente, depois da última frase meu cérebro se desligou automaticamente por segurança). Pra quem não sabe, Eurotúnel realmente existe, realmente passa por baixo d'água. Liga a Inglaterra à França, passa pelo Canal da Mancha e é uma das grandes façanhas da engenharia moderna, com 50,5 Km. Foi inaugurado em 1994, depois de uma série de atrasos, a maioria devido às evidentes dificuldades de se construir um túnel gigante por debaixo d'água. É o segundo maior túnel ferroviário do mundo, menor apenas do que outro construído no Japão.
Ok, o cara não tinha que saber tudo isso (eu só sabia a parte dos países e do Canal da Mancha, o resto tá na Wikipédia). Mas gente, ligar a Inglaterra à Rússia já seria um absurdo, e ainda por cima passando pelo golfo do México! O túnel dá a volta ao mundo, é isso? O cara podia errar os países, mas não os continentes...
Muito provavelmente, o cara estava só brincando (eu quero acreditar nisso, eu quero). Ele sabia o nome do túnel e sabia que ligava a Inglaterra à algum outro país, mas não sabia mais nada, e falou qualquer coisa só pra dar credibilidade à história. Não sei se o outro indivíduo acreditou. O pior é que, mesmo que não tenha acreditado, duvido que tenha sido pelo absurdo das localizações geográficas. Ele não tinha cara de quem sabe onde fica a Inglaterra em relação à Rússia, muito menos onde fica o Golfo do México. Espero que tenha deduzido ao menos que fica no México.
Fiquei preocupada. Sério. Já pensou, se uma inocente criança está ali, prestes a fazer uma prova de Geografia, e ouve uma coisa dessas? Ela vai achar que o cara estava falando a verdade, afinal, os adultos sempre falam a verdade. Já pensou, se ela escreve isso na prova? Pobre criança. Pobre professora da criança.
Pessoas, se vocês não sabem onde ficam os lugares, não fiquem dizendo essas... Loucuras. Digam só quando eu estiver perto, para que eu tenha o que escrever. E leiam mais livros. De preferência, de geografia.

Um comentário:

viola disse...

hauehaeuhuaehueuehaaeh