segunda-feira, 30 de setembro de 2013

[Resenha #009] O Hobbit - J. R. R. Tolkien

Resenha também publicada no Skoob. Você pode ler mais sobre o livro clicando aqui.

Aviso: contém spoilers

LÁ E DE VOLTA OUTRA VEZ

Bilbo Bolseiro é apenas um hobbit, vivendo a típica vida de hobbit em sua bela e confortável toca, até o dia em que o mago Gandalf aparece em sua porta, seguido por treze anões. Eles irão arrastar Bilbo para a maior aventura que algum hobbit já viveu: viajar por grandes distâncias, através de lugares perigosos e desconhecidos, afim de recuperar o tesouro roubado dos anões pelo terrível dragão Smaug.
Comecei a ler esse livro sem ter a menor noção de que se tratava de um livro infantil; por isso, no início a narrativa me desagradou um pouco. Mas logo me acostumei com o jeito de Tolkien contar a história. E é exatamente assim que ele narra: como alguém que pega uma criança no colo e conta uma deliciosa história. A narrativa flui bem, não há muitos momentos de espera, nem passagens cansativas. As descrições da Terra Média são na medida exata para que o leitor consiga visualizar o cenário sem se aborrecer com passagens monótonas ou cansativas.
Embora a história seja fantástica, algumas passagens são um pouco estranhas. Logo no início, a forma como Bilbo acaba aceitando participar da aventura me pareceu um pouco forçada. Da mesma forma, também me pareceu forçada a forma totalmente repentina como a batalha final acontece. Como se o autor tivesse que "fazer mágica" para que certas situações acontecessem. Ou talvez essa sensação seja dada pela narrativa simplificada, própria para crianças.
Por outro lado, a maior parte do livro é simplesmente brilhante. Um dos momentos que mais gostei foi a travessia da Floresta das Trevas. É a partir desse momento que Bilbo começa a realmente importar na aventura, salvando todo o grupo primeiro das aranhas, em seguida dos elfos, até enfim tirar a todos da floresta. É nessa parte da história que o pequeno hobbit se mostra dono de coragem e inteligência - embora ambas só se mostrem em momentos de extrema necessidade.
Outro momento que não posso deixar de citar é quando Bilbo encontra o anel. Toda a sequência, desde que Bilbo desperta sozinho na caverna até o momento em que consegue escapar usando o anel, é fantástica; e a forma - um pouco cruel - como ele ganha o desafio de rimas é uma cena memorável.
Após a saída da floresta, temos afinal o encontro com o dragão e a tentativa de recuperação do tesouro. Daí em diante, todos os acontecimentos prendem o leitor de forma ininterrupta. Embora, como eu disse antes, a forma como o desenrolar das coisas leva até à batalha final seja um pouco estranha, a grande guerra é uma das cenas mais espetaculares do livro. Infelizmente, talvez pela natureza da narrativa, muito pouco é mostrado dessa batalha, e não é mostrado o seu desenrolar final, já que tudo é visto da perspectiva de Bilbo - que fica escondido o tempo todo. E embora alguns personagens morram, a parte trágica da morte é quase completamente apagada - mais uma vez, acredito que isso seja uma exigência da narrativa infantil.
Em resumo, O Hobbit é belíssimo, fácil de ler, com todos os elementos em medidas exatas - ação, aventura, e algumas ótimas doses de humor. Este é um livro que agradará crianças, jovens e adultos em igual proporção, e que deixará o leitor ansioso para ler mais sobre os hobbits e a Terra Média.

Nenhum comentário: