sábado, 22 de setembro de 2012

Política

Eu sempre digo que existem alguns lugares que são perfeitos para se jogar uma bomba atômica: micaretas, carnavais de rua, passeatas gays (nada contra gays, o problema é a zona mesmo), bailes funk...
Pois acabo de acrescentar mais um lugar à essa lista: passeatas políticas.
Eu gostaria de saber quem já conseguiu algum voto graças a uma passeata. Gostaria também de saber quantas pessoas participam dessas "caminhadas" por puro idealismo político, sem ganhar um centavo. Em noventa por cento dos casos, eu posso afirmar com certeza que a resposta é ninguém. Ninguém vota em um político porque veio um bando de gente balançando bandeiras e quase enfiando um panfleto dentro da sua boca.
E os carros de som? Será que eles acham que ganha a eleição quem tiver o som mais alto? Acaba de passar pela minha rua uma passeata de um candidato a prefeito com nada menos do que CINCO CARROS DE SOM! O melhor: cada um tocando uma música, alguns tocando a mesma música mas em tempos diferentes. Melhor ainda: no meio do caminho, essa passeata se encontrou com outra, de outro político, e parecia que estava tendo na rua um desfile de carnaval seguido por evangélicos fanáticos, pessoas enlouquecidas e fogos de artifício. Se eu votasse aqui, teria anotado o nome de todos os políticos envolvidos nessa zona para não votar em nenhum deles.
E os panfletos? É impressionante a cara de pau que alguns políticos têm para mentir ou manipular a verdade nos panfletos. "Sou Fulano de Tal e aprovei mais de um milhão de projetos nos meus oito anos como vereador...". Só que o Fulano de Tal esquece de falar que metade desses projetos eram coisas como "Oficialização do feriado do Dia dos Vereadores". Esquece também de dizer que ele votou a favor de aumentar seu próprio salário em mais de sessenta por cento. Aliás, uma boa parte dos atuais candidatos a vereador eram os mesmos que riram da cara do povo que protestava contra esse aumento absurdo de salário, na frente das câmeras e sem dar a menor atenção à opinião pública.
E quando os políticos inventam de enfiar religião no meio da campanha? Um candidato daqui tem uma propaganda que diz "quando for votar, feche os olhos e escute as palavras do Senhor Jesus". Aham, claro, tenho certeza de que Jesus já escolheu seu candidato para cada cargo em cada município. Sem contar aqueles candidatos que mudam de religião dependendo da igreja que estão visitando no momento, e mudam suas opiniões políticas para atender à parcela religiosa da população.
A coisa está tão feia, o desprezo dos candidatos pela inteligência da população chegou a tal ponto, que aqui na minha cidade, o tema da campanha de um dos principais candidatos a prefeito é "Vamos fazer uma cidade mais viva". Rapaz, alguém me diz o que significa isso? Por acaso a cidade está cheia de mortos? Estamos no meio de um apocalipse zumbi e o cara quer liderar a resistência, é isso? Ou eu moro no meio de um cemitério e não estou sabendo? Gente, esse slogan de campanha não faz sentido nenhum! Pelo menos disfarça cara, finge que você tem algum projeto, faz um slogan do tipo "Vamos fazer uma cidade com mais saúde", "mais educação", ou qualquer coisa que realmente falte na cidade! Vida não falta não. Aliás, se faltasse vida, não ia ter eleitores para votar nele, certo? Pensa.
Esse é só o que eu considero pior, mas tem muitos outros que me fazem pôr a mão na cabeça e pensar "o que estou fazendo aqui?".
E o que é pior não é nem a existência desses políticos. O pior é que eles ganham. O que pensa uma pessoa que vota em um cara desses, eu não sei. Ah, claro, não pensa. É a única explicação.
E em toda eleição é a mesma coisa: depois que sai o resultado, o único pensamento que me vem é "o povo tem o governo que merece". Bem feito, é tudo o que posso dizer. Que morram todos, depois que eu for embora pra Marte.

Nenhum comentário: