quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Afinidades

Antigamente, meus amigos eram pessoas que tinham coisas em comum comigo. Fosse o que fosse. Podia ser um gosto musical, gosto por filmes, jeito de pensar, opiniões políticas, comidas preferidas... Ou até algo mais específico, como a paixão por determinada música ou filme. Claro que nenhuma pessoa é cem porcento compatível com a outra, mas para ser amigos deveria necessariamente haver afinidades.
Hoje, por algum motivo, percebo que não é mais assim.
Percebo, hoje, que tenho muitos amigos que não têm absolutamente nada a ver comigo. Pelo contrário, alguns amigos têm gostos tão radicalmente diferentes dos meus que, se não fossem meus amigos, seriam pessoas que eu veria com um sentimento de quase desprezo. Alguns são justificados pelo tempo: quando nos conhecemos éramos muito jovens, e nós mudamos desde então mas continuamos a ser amigos, o que é perfeitamente natural. Mas alguns desses são amigos de pouco tempo, e o mais absurdo é que gosto deles. Por quê?
Nesse mesmo pensamento me vem outro assunto semelhante: por que certas pessoas arrumam namorados/as que não tem absolutamente nada a ver com o círculo de amizade da pessoa? Tenho vários exemplos de amigos e amigas que hoje namoram ou são casados com pessoas que não só não se dão bem comigo, como não suportam ninguém do círculo social do outro. Eu não gosto de namoros, mas se arrumasse um namorado, imagino que seria alguém que se daria bem com o meu círculo social. Afinal, se a pessoa tem afinidades comigo, deve ter também com meus amigos, pressupondo que eles sejam parecidos comigo, certo?
Mas com isso voltamos à questão inicial. Meus amigos não são parecidos comigo. Pelo menos, não todos.
Isso é estranho. Se eu não tenho nada em comum com uma pessoa, como podemos ser amigos? Já me peguei várias vezes catalogando meus amigos em grupos com etiquetas do tipo "vale a pena", "não vale a pena", "duvidoso". Por outro lado, são pessoas com quem, quase involuntariamente, acabo tendo contato constante e não consigo ficar muito tempo longe. Alguns desses me irritam tanto com seus gostos e pensamentos radicalmente diferentes, que às vezes desejo que acontecesse alguma coisa que justificasse um rompimento da amizade. Mas felizmente, isso nunca aconteceu.
Felizmente porque, estranhamente e contra toda a lógica, algumas dessas pessoas estão entre os amigos que mais gosto.
Isso não faz o menor sentido.

* * * * *

Esse texto ficou mais parecendo um trecho de diário. Prevejo perguntas do tipo "você tava falando de mim nesse post?". Vou responder que sim para qualquer um que me perguntar isso, para evitar polêmicas.

Nenhum comentário: