sexta-feira, 28 de junho de 2013

A Fita

Eu tinha aqui em casa uma fita de vídeo onde estavam gravados dois desenhos que marcaram profundamente minha infância: Dumbo e A Pequena Sereia. Nessa mesma fita também estava gravado um especial de fim de ano do Chitãozinho & Xororó, de 1992, e um pedaço de um filme de terror (acho que era O Mistério no Bosque) que eu não lembro direito, mas que parecia muito assustador.
Havia uma coisa bastante, digamos, inusitada em relação a essa fita: o desenho da Pequena Sereia não era dublado, e sim legendado. Acredito que havia sido gravado direto de uma outra fita, mas como isso foi feito eu realmente não tenho ideia - e tenho menos ideia ainda do porquê de aquele desenho estar legendado, em uma época em que encontrar fitas de desenhos legendados era bem difícil.
Eu assisti a essa fita milhares de vezes durante a minha vida. Assistia-a do início ao fim, mesmo as coisas gravadas não tendo nenhuma relação umas com as outras. A ordem era Chitãozinho & Xororó - Dumbo - Pequena Sereia - Filme assustador. Até hoje eu gosto de praticamente todas as músicas do Chitãozinho & Xororó que tocaram naquele especial (por sinal, é dificílimo encontrar cenas dele na internet, e as que existem estão com uma péssima qualidade), o que é uma confissão bastante polêmica, vinda de uma pessoa que tem preferencias musicais voltadas para o rock pesado.
Mas a grande coisa naquela fita era sem dúvida os desenhos. O do Dumbo não tinha o início gravado (talvez os primeiros cinco minutos), mas fora isso, eu sei as falas do desenho de trás para a frente. Mesmo. Me coloque para assisti-lo sem som, e sou capaz de dublar o desenho inteiro.
Uma das cenas que achava mais emocionante era aquela em que o Dumbo vai visitar a mãe dele, que está presa, e ela canta uma canção para ele. Eu fui procurar essa cena no youtube (sim, eu fui procurar uma cena de Dumbo no youtube) e fiquei chocada quando descobri que haviam mudado a dublagem, e que a letra da música estava completamente diferente. Revoltada, fui procurar pela primeira dublagem, e quando a encontrei, descobri que... Aquela não era a dublagem que eu conhecia! Na verdade, a dublagem que eu conhecia era a segunda versão, e foi feita uma terceira, bem depois. O motivo de um desenho ter sido redublado três vezes, eu realmente não consigo imaginar.
Essa cena do Dumbo com a mãe dele me tocava porque eu me colocava no lugar dele. Já pensou se fosse a minha mamãe que estivesse presa????, era o que eu pensava. E para completar a minha ligação emocional com a música, minha mãe a cantava para mim quando eu ia dormir. Pronto. Estava criada uma ligação emocional que faz com que, até hoje, meus olhos se encham de lágrimas quando a escuto.
Depois de Dumbo, vinha A Pequena Sereia. Ah, o primeiro filme legendado a gente nunca esquece. Eu não sabia ler, pelo menos não na velocidade necessária para acompanhar as legendas, mas via o desenho mesmo assim - e adorava. Ficava cantarolando as músicas, inventando uma letra em uma língua inexistente. Até hoje, odeio a versão dublada desse desenho.
A Pequena Sereia era, na época, meu segundo desenho preferido - o primeiro era Dumbo. Eu amava a cena em que ela cantava em uma caverna no fundo do mar, cheia de coisas do mundo de cima. Anos depois, fui procurar essa cena e... Odiei! A dublagem americana não mudou, o que mudou foi eu mesmo. Achei tudo no desenho horrível: os traços são feios, a Ariel parece um garoto, a letra da música é idiota. Podem me chamar de insensível, mas ao contrário de Dumbo, que eu amo até hoje, A Pequena Sereia é um desenho medíocre.
Curiosidade: há alguns anos atrás, lendo um livro de contos de fada originais (as versões medievais, não as "enfeitadas"), encontrei o conto original da Pequena Sereia. Fiquei chocada quando vi que era completamente diferente da história da Disney! Eu não culpo a Disney por não querer uma história melancólica e triste (criança nenhuma iria gostar daquilo), mas saibam que o desenho é apenas vagamente baseado na história original. No conto, aquela bruxa do mar não é má, o príncipe não se apaixona pela sereia, ela nunca recupera a voz, ele se casa com outra e ela morre no final.

* * * * *

Do filme, não lembro quase nada. Só sei que tinha uma mansão no meio de uma floresta, acho que uma criança sumia, e tinha uma música assustadora.
Eu tinha muito medo de assistir sozinha.
Mas adorava.

* * * * *

Eu sei que em alguma fita eu tinha o filme ET gravado, mas não sei se é a mesma fita.

Nenhum comentário: