terça-feira, 11 de junho de 2013

[Resenha #007] Herança (Ciclo da Herança - Livro 4) - Christopher Paolini

Resenha também publicada no Skoob. Você pode ler mais sobre o livro clicando aqui.

UM FINAL MERECIDO

Como o segundo e o terceiro livro, Herança começa a mil por hora, em meio a uma violenta batalha na qual levamos um enorme susto. Apesar disso, nas páginas seguintes a ação vai embora e encontramos de novo o clima parado, as cenas repetitivas e o excesso de descrições que já tínhamos visto em Brisingr.
Um "nada" quase total se estende por quase cento e cinquenta páginas. Eu estava me perguntando se aguentaria uma leitura tão maçante por quase oitocentas páginas, quando de repente, temos a sequência da tomada de Aroughs.
Confesso que eu não esperava nada dessa cena. Estava esperando mais uma luta "vai-não-vai" na qual previsivelmente os Varden venceriam no final, como vinham sendo as cenas de batalhas até então. Mas não. A cena da tomada de Aroughs é uma das melhores batalhas de toda a série. Roran foi mais do que genial, e coisas totalmente inesperadas acontecem. Foi quase chocante a mudança no ritmo do livro.
A partir daí, temos um outro livro. Esqueça o tédio de Brisingr: Herança é ágil, surpreendente, inteligente, enfim, fazendo uso de um clichê muito adequado, é de tirar o fôlego.
Praticamente não há pausas a partir da batalha de Aroughs. A todo momento, temos a tomada de uma cidade (tais batalhas se tornam cada vez mais dramáticas), ou nos deparamos com uma decisão difícil, ou com uma revelação inesperada e surpreendente. Algumas cenas, aliás, surpreendem tanto que me obrigaram a parar a leitura por alguns segundos para poder pensar no que tinha acontecido.
Alguns personagens são revelados sob novos aspectos. A bruxa Angela, personagem profundamente intrigante, é revelada muito mais do que nos livros anteriores - apenas para ser coberta de novo, o que me decepcionou muito. Roran amadurece ainda mais (me pergunto se existe um limite para o que ele é capaz de fazer) e ganha novos traços em sua personalidade. Eragon se modifica mais profundamente do que nos outros livros, embora de todos seja o personagem mais constante; mas ele finalmente cresce. Nasuada, que em certo ponto estava me parecendo bastante irritante e antipática, mostrou uma força ainda maior do que já havia demonstrado; e temos Murtagh.
Murtagh... Esse personagem merecia uma resenha inteira só para ele. Sua atuação nesse livro é tocante, emocionante, e de extrema importância. Um personagem muito complexo, cheio de contradições, de paixões e ódios - por vezes paixão e ódio pela mesma pessoa - e de conflitos psicológicos. Nesse livro ele é mostrado de uma forma que não foi em nenhum dos outros livros. De importância fundamental para o desfecho da história, esse personagem desperta emoções bastante contraditórias no leitor.
Qualquer coisa a mais que eu diga sobre a história ou sobre os personagens será spoiler. Mas aviso ao leitor que ele se decepcionará profundamente com vários aspectos do livro - e isso só o fará gostar ainda mais da história. Não é um livro previsível, muito menos um livro para agradar aos leitores. É um fim digno para a história, um fim merecido e plausível, na maioria dos aspectos nada forçado. As coisas que devem acontecer acontecem; as coisas que não têm como acontecer não acontecerão. Esse livro retomou o brilho de Eragon e Eldest, e deu um fechamento muito merecido ao Ciclo da Herança. Recomendo a leitura, mas apenas para os leitores fortes. O tom agridoce do final poderá ser demais para leitores mais sensíveis.

4 comentários:

Brunoveloso23 disse...

ESSA FOI UMA DAS ÚNICAS RESENHAS DE HERANÇA QUE ENCONTREI NA INTERNET!

PRA COMEÇAR. GOSTEI DO LIVRO. DIFERENTE UM POUCO DE VOCÊ, NÃO ACHEI 150 PÁGINAS MAÇANTES COMO EM BRISIGR.. O LIVRO FOI CATIVANTE DO COMEÇO AO FIM.

MAS ACHO QUE O CHRISTOPHER PECOU EM ALGUNS CRITÉRIOS. COMO NO ROMANCE. ACHO QUE ELE PODERIA TER INVESTIDO MAIS NO PASSADO DE ARYA, NA RELAÇÃO ENTRE ELA E ERAGON. NÃO TO INSINUANDO QUE ELES TERIAM QUE FICAR JUNTOS.. MAS QUE O ROMANCE FOSSE MAIS VALORIZADO NA HISTÓRIA. NEM QUE ERAGON SE APAIXONASSE POR OUTRA, NÃO SEI.

ENFIM, CONCORDO COM QUASE TUDO QUE VC FALOU. PRINCIPALMENTE QUANDO DISSE QUE O LIVRO NÃO FOI FEITO PARA AGRADAR OS LEITORES...

MAS NO FIM, FOI UMA NOA LEITURA. VALEU A PENA!

ABRAÇO
BRUNO

Vitoria Esewer disse...

Obrigada pelo comentário, Bruno!

Concordo que ele poderia ter explorado mais o romance entre Eragon e Arya. Durante a maior parte do livro eu não consegui ter certeza sobre os sentimentos da Arya, e as poucas cenas de romance entre os dois serviram apenas para me deixar mais frustrada com o final. Outro relacionamento que eu torcia para ter um desenvolvimento maior foi o de Nasuada e Murtagh. Mas acho que, pelo desenvolvimento dos personagens, Christopher pode ter achado que um desenvolvimento amoroso maior destoaria da história. Eu, particularmente, adoraria um desenvolvimento maior do romance entre esses personagens.

Abraços! =)

Brunoveloso23 disse...

Concordo. Nasuada e murtagh também daria um bom romance! E também me decepcionei com o fim entre ERAGON e ARYA.. Terminou o livro e eu não sei dizer se ela gostava dele além da amizade!
Um grande livro deve ter um grande romance. Isso é fato.
Eu sugiro a vc ler A PRIMEIRA REGRA DO MAGO. Foi o melhor livro do gênero que eu já li. Perfeito.
É uma coleção americana que no Brasil, infelizmente, só traduziu o primeiro volume!
Mas vele muito a pena.

Abraco

Vitoria Esewer disse...

Valeu pela dica! Li a resenha dele e parece ser realmente muito bom. Já coloquei na minha lista de leitura!

Abraços
=)