quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Ignorância Sem Fim

Eu conheço uma variedade enorme de pessoas. Pessoas cultas e pessoas sem estudo. Pessoas inteligentes. Pessoas com gostos de todos os tipos. Pessoas de várias religiões e que torcem para diferentes times. Pessoas muito jovens e pessoas muito velhas.
Sou bastante flexível em relação a pessoas. Sei me adaptar de forma a seguir a linha de raciocínio e de comportamento de quem quer que seja. E mesmo assim, as vezes fico chocada com as atitudes que o ser humano é capaz de ter em determinadas situações.
De vez em quando, nas redes sociais, surgem boatos. Normal, fofocar é parte da essência do ser humano. Dar palpites no que não lhe diz respeito também. Eu achava que isso parava aí, mas não. Percebi que a arte de se ofender com o que não lhe foi dirigido e ofender aqueles a quem não têm direito também fazem parte disso que chamam de humanidade.
Primeiro, aconteceu comigo mesma, aqui nesse blog. Como todos sabem e como o título diz, eu sou atéia e este é um lugar onde tenho todo o direito de escrever sobre ateísmo como bem entender. Se eu quisesse realmente dizer o que penso sobre religião e religiosos, eu teria todo o direito. Só que eu não faço isso, porque seria muito agressivo. E mesmo assim, as pessoas não medem palavras para criticar aquilo que elas chamam de "desrespeito".
Houve uma vez que eu recebi quinze, nada menos do que QUINZE emails relativos a essa postagem, inclusive de pessoas que conheço pessoalmente; e suspeito que posso ainda receber mais. Pessoas já me fizeram ameaças de que eu iria sofrer eternamente no inferno se não acreditasse em deus. Já falaram inúmeras atrocidades tão inventivas que nem me lembro mais. Já disseram que o fato de eu ser atéia era "uma afronta intolerável a todos os cristãos, que seguem as leis de Nosso Senhor Jesus Cristo".
A maioria eu não respondi nem permiti que fosse publicado aqui.
Eu não tolero ignorantes.
Outro exemplo, esse muito recente, é relativo aquele boato imbecil duvidoso sobre o novo filme de Renato Aragão (informações aqui). As reações foram dignas dos famosos fanáticos do Oriente Médio, e não duvido nada de que, se não houve nenhum atentado contra o pobre homem, foi porque ele tem se cuidado muito bem. Vi pessoas normais e supostamente boas dizerem coisas como "com Cristo não se brinca, pois a vingança do Senhor será terrível", "tinham que prender alguém que sonha em fazer algo assim", e outras bobagens do gênero.
Renato Aragão respondeu.
Ele ainda consegue tolerar ignorantes.
Outra coisa absurda que presenciei recentemente: diversas brigas, via facebook, por causa do resultado de um jogo de futebol. Briga online por causa de futebol. Coisas do nível de "ofendeu o flamengo ofendeu minha família", "flamenguista bom é flamenguista morto", e por aí vai. Não eram apenas uma brincadeira entre amigos: testemunhei uma pessoa quase ir às lágrimas de ódio devido a um comentário sobre o time dela.
Eu não disse nada a respeito.
Eu não converso com ignorantes.
Há algum tempo, eu tentava muito conversar sobre religião com pessoas conhecidas. É algo que sempre gostei. Tentava explicar meu ponto de vista, e entender o do outro. Quando a pessoa começava a se alterar, mesmo sem eu ter dito nada que justificasse isso, eu ficava muito espantada.
Hoje não me espanto mais.
Eu não me espanto com nada que venha de uma pessoa ignorante.

* * * * *

Eu poderia continuar este post eternamente, mas acho que o recado já foi entendido. Se não foi, eu não me importo; não há argumentos contra o pensamento obstinado de uma pessoa ignorante.
Estou escrevendo isso porque vi diversas coisas recentemente que deixaram minha fé nas pessoas ainda mais abalada. E volto a repetir o que disse naquele polêmico post: se existir um deus e ele for como essas pessoas falam - vingativo, mesquinho, mau - eu não o quero. Mas eu não acredito nesse deus nem em deus algum.
Ameaças como "você vai para o inferno" não têm significado para mim, já que não acredito em céu e muito menos em inferno.
E perguntas como "você consegue ser feliz sem deus?" não fazem sentido seu imbecil querida pessoa. Você consegue ser feliz sem Buda? Sem Iemanjá? Sem o Mostro de Espaguete Voador? Então por que eu não conseguiria ser feliz sem o deus cristão? Pense.
Se bem que se quem estiver lendo isso for uma pessoa ignorante, a palavra "pensar" não vai fazer muito sentido.

* * * * *

O melhor time do mundo é o Fluminense.

* * * * *

A religião mais próxima da verdade que já vi é esta aqui.

Nenhum comentário: