domingo, 12 de agosto de 2012

Alguns Pensamentos Sobre Confiança

Seria interessante se as pessoas realmente entendessem o significado daquilo que elas acham que sabem. Por exemplo, todo mundo sabe que confiança é algo que demora anos para se construir mas é destruído em segundos. Mas as vezes acho que ninguém tem a menor ideia do que isso significa.
As pessoas não entendem que quanto mais a gente confia em alguém, mais fácil é ser decepcionado por ela. E se você decepcionar essa pessoa, ela nunca mais confiará em você. Nunca mais, sabe? Aquela expressão geralmente associada à morte. A confiança morreu, acabou, nada que você faça vai fazê-la voltar.
É claro que o perdão existe, e é até (assustadoramente) comum. Mas perdoar não faz com que a confiança seja restabelecida. Nada faz com que a confiança seja restabelecida. Segredos já não serão compartilhados, intimidades já não serão completamente permitidas. As vezes existe até uma névoa de confiança ao redor, mas a confiança verdadeira, profunda, que existia antes, jamais voltará a existir.
E escrever isso me faz pensar que a traição é uma coisa muito estranha. Não para quem traiu, mas para quem foi traído. O conceito de traição não deveria existir. Afinal, se você confia em uma pessoa, você deve assumir o risco de que essa pessoa não fará jus a essa confiança - o que acontece na maioria das vezes. Então, se uma pessoa te traí, não deveria gerar exatamente decepção, e sim um sentimento de que "ok, os seres humanos não tem jeito mesmo". Mas não, as pessoas choram, fazem escândalos, se matam, só porque a outra fez aquilo que era esperado que ela fizesse. Eu acho que devemos ficar muito gratos quando alguém não trai nossa confiança, porque isso é bastante raro.
Lembrando sempre que, só porque alguém não soube de uma traição, não quer dizer que ela nunca foi traída.
Apesar de estar dizendo isso, é claro que eu já confiei em algumas (poucas) pessoas. Mas a cada vez que conto um segredo para alguém, eu tenho plena consciência de que essa pessoa pode resolver compartilhar esse segredo. Não que isso importe para mim. A única coisa que vai acontecer é que eu nunca mais vou compartilhar nenhum segredo com ela, mas não acho que isso fará falta a qualquer um dos dois.

* * * * *

Comecei a escrever esse texto porque estava chovendo, mas o sol surgiu e estragou meu momento melancólico. Talvez por isso o texto não tenha ficado muito bom. Eu preciso de uma certa melancolia para escrever bem, ou ter algum fato engraçado para relatar. Infelizmente não posso relatar nenhum dos fatos engraçados que aconteceram comigo nos últimos dias, mas garanto que eles existiram e foram bem divertidos.

* * * * *

Fazia quase cinco meses que eu não publicava nada. Isso não significa que eu tenha feito algo de útil nesse período, e sim que preciso urgentemente aprender a otimizar meu tempo. E meu cérebro. Estou com três ideias muito boas de textos, mas não consigo passar do primeiro parágrafo.

Nenhum comentário: