quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Sobre Alguns Trechos Estranhos do Gênesis

AVISO: este é um post que fala sobre religião, escrito por uma pessoa ateísta. Se você é religioso e prefere não ter contato com opiniões diferentes da sua, não leia. Não houve intenção de ofender nenhuma religião, crença ou pessoa. Se mesmo assim alguém ler e se ofender, sinto muito mas não é culpa minha e nem me importo, ok? =)

Obs: os trechos foram tirados de uma das bíblias católicas que eu possuo, e como existem dezenas de edições da bíblia, podem haver diferenças significativas na tradução.

Eu leio a Bíblia, por vontade própria, desde criança, e a entendo mais do que muitas pessoas religiosas (inclusive, conheço pessoas religiosas que nunca a leram). E em praticamente todos os livros existem passagens que são bastante estranhas, seja por serem engraçadas, absurdamente inverossímeis, ou simplesmente escritas de forma peculiar. Aqui estão cinco passagens do Gênesis que eu considero bem estranhas, e alguns comentários sobre elas, na ordem em que aparecem no livro. Avisando logo que eu tenho um senso de humor bem peculiar, logo coisas que para mim são curiosas ou engraçadas podem não o ser para muitas pessoas. Divirtam-se (ou não).

1 - A criação de Eva
Então o Senhor Deus mandou ao homem um profundo sono; e enquanto ele dormia, tomou-lhe uma costela e fechou com carne o seu lugar. E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem. “Eis agora aqui, disse o homem, o osso de meus ossos e a carne de minha carne; ela se chamará mulher, porque foi tomada do homem.” Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne. O homem e a mulher estavam nus, e não se envergonhavam.
(Gênesis 2, 21-25)

Essa é uma das metáforas mais bonitas da bíblia, mas também é muito engraçada a forma como foi escrita. Primeiramente, a pergunta das perguntas: por que uma costela, meu Deus? Se o homem foi criado do barro, pra que pegar um pedaço do próprio homem para criar a mulher? Isso, na minha visão, é claramente uma forma de dizer que a mulher existe para completar o homem. Não tenho a menor ideia do porquê do autor ter achado a costela uma parte adequada para se criar uma mulher.
Outra parte que, pelo menos na tradução (não sei se o original é igual) ficou muito estranha: primeiro se diz que "... o Senhor Deus fez uma mulher...". Logo em seguida, o homem declara "... ela se chamará mulher, porque foi tomada do homem.". O que? Primeiramente, o texto já identifica o ser criado como "mulher" antes de Adão nomeá-lo, logo ele está dando um nome que já existia? Ou isso é apenas uma falha da tradução? Ou o autor não encontrou uma forma melhor de escrever esse trecho (pouco provável)? Seja como for, ficou bem estranho. Já a afirmação de Adão é uma das melhores que já li na bíblia: ela se chamará mulher, porque foi tomada do homem. Ahhhhhhh claro! Tudo faz sentido. Imagino Adão sentado no chão, olhando para aquele ser ligeiramente diferente dele próprio, e pensando "Que nome dou para isso? Deixa eu pensar, ela veio da minha costela... Eu sou um homem... Homem... Costela... Já sei! Mulher! Ela vai se chamar Mulher!". Cara, se mais alguém além de Adão conseguir associar as palavras costela e homem ao nome "mulher", está em um nível de evolução mental muito diferente do meu. E eu me lembro de pensar isso desde a primeira vez que li, lá pelos dez anos de idade.

2 - Deus se arrepende de ter criado o homem
O Senhor arrependeu-se de ter criado o homem na terra, e teve o coração ferido de íntima dor. E disse: “Exterminarei da superfície da terra o homem que criei, e com ele os animais, os répteis e as aves dos céus, porque eu me arrependo de os haver criado.”
(Gênesis 6, 6-7)

Essa parte deveria fazer qualquer cristão se envergonhar profundamente e desejar que o autor esteja neste momento ardendo no fundo do inferno. Cara, se Deus existe, de acordo com os cristãos e demais religiosos que acreditam em alguma coisa parecida (muçulmanos etc), ele é um ser supremo infinitamente superior a nós, algo de uma dimensão muito acima da nossa. "Arrependimento" não é algo que deve constar em seu vocabulário. Se acreditarmos que os fatos narrados nesse capítulo aconteceram, Deus pode ter tido muitas razões, compreensíveis ou não, para ter destruído a humanidade, mas arrependimento não foi uma delas, e dizer que ele teve o "coração ferido de íntima dor" é tocante, mas não acho que se aplique nem mesmo a um deus fraquinho tipo os da Grécia, quanto mais a um deus onipotente e tantos outros oni's quanto o dos cristãos.
Para completar, em um aparente acesso de raiva, Deus resolve destruir não só o homem, como todos os outros animais que criara. Ou seja, um faz e todos pagam. Esse é o tipo de coisa que faz os ateus e agnósticos perguntarem que tipo de Deus é esse, tão humano. Me parece que o autor apenas tentou encontrar uma causa sobrenatural para uma catástrofe que de fato ocorreu. Estranho é que esse trecho tenha sido aceito na versão final de uma bíblia que se propõe a mostrar um Deus perfeito.

3 - Noé faz uma oferenda a Deus
E Noé levantou um altar ao Senhor: tomou de todos os animais puros e de todas as aves puras, e ofereceu-os em holocausto ao Senhor sobre o altar. O Senhor respirou um agradável odor, e disse em seu coração: “Doravante, não mais amaldiçoarei a terra por causa do homem porque os pensamentos do seu coração são maus desde a sua juventude, e não ferirei mais todos os seres vivos, como o fiz. Enquanto durar a terra, não mais cessarão a sementeira e a colheita, o frio e o calor, o verão e o inverno, o dia e a noite.”
(Gênesis 8, 20-22)

Macabro. Noé faz um holocausta como oferenda para Deus, e Deus "respira um agradável odor" e fica tão feliz que jura nunca mais repetir uma punição como o dilúvio. É bizarra a forma como a satisfação de Deus diante do holocausto é descrita. Acho que essa é a primeira (mas de forma alguma a única) menção a um tipo de Deus sanguinário ao extremo e que aprecia sacrifícios. É graças a esse tipo de conceito de Deus, que permeia toda a Bíblia (em especial o Antigo Testamento), que o livro O Evangelho Segundo Jesus Cristo  foi escrito.

4 - A Torre de Babel é destruída
Depois disseram: “Vamos, façamos para nós uma cidade e uma torre cujo cimo atinja os céus. Tornemos assim célebre o nosso nome, para que não sejamos dispersos pela face de toda a terra.” Mas o senhor desceu para ver a cidade e a torre que construíram os filhos dos homens. “Eis que são um só povo, disse ele, e falam uma só língua: se começam assim, nada futuramente os impedirá de executarem todos os seus empreendimentos. Vamos: desçamos para lhes confundir a linguagem, de sorte que já não se compreendam um ao outro.” Foi dali que o Senhor os dispersou daquele lugar pela face de toda a terra, e cessaram a construção da cidade. Por isso deram-lhe o nome de Babel, porque ali o Senhor confundiu a linguagem de todos os habitantes da terra, e dali os dispersou sobre a face de toda a terra.
(Gênesis 11, 4-9)

Fantástico! Então os cristãos acreditam que a culpa de todo o desentendimento entre os homens é de Deus, certo? Deve ser, porque é isso o que diz a Bíblia. Deus viu que os homens estavam se organizando, teme que no futuro eles tenham planos que o desagradem e que ele não conseguirá impedir, e por isso faz com que eles falem línguas diferentes e os espalha. Bem estranho isso. Deus temendo os homens? Quer dizer que se os homens se unissem, conseguiriam fazer coisas que Deus não conseguiria impedir? Seria isso mais uma falha de raciocínio do autor? O curioso é que a explicação que sempre ouvi para isso, de que Deus teria punido os homens por eles terem tentado construir uma torre que chegue ao céu, não faz o menor sentido. Primeiro porque não é isso o que a Bíblia diz, segundo porque em nenhum outro momento Deus diz que era proibido tentar chegar ao céu.

5 - Sodoma e Gomorra

Mas, antes que se tivessem deitado, eis que os homens da cidade, os homens de Sodoma, se agruparam em torno da casa, desde os jovens até os velhos, toda a população. E chamaram Lot: “Onde estão, disseram-lhe, os homens que entraram esta noite em tua casa? Conduze-os a nós para que os conheçamos.” Saiu Lot a ter com eles no limiar da casa, fechou a porta atrás de si e disse-lhes: “Suplico-vos, meus irmãos, não cometais este crime. Ouvi: tenho duas filhas que são ainda virgens, eu vo-las trarei, e fazei delas o que quiserdes. Mas não façais nada a estes homens, porque se acolheram à sombra do meu teto.” Eles responderam: “Retira-te daí! – e acrescentaram: Eis um indivíduo que não passa de um estrangeiro no meio de nós e se arvora em juiz! Pois bem, verás como te havemos de tratar pior do que a eles.” E, empurrando Lot com violência, avançaram para quebrar a porta.
(Gênesis 19, 4-9)

Eu sempre achei esse texto de um humor negro incrível. Primeiramente, pelo exagero: todos os homens da cidade, dos mais novos até os mais velhos, cercam a casa para tentar estuprar os anjos. Imagine a cena de uns quinhentos homens, com idades variando dos doze aos, sei lá, duzentos anos (diz a bíblia que eles viviam muito naqueles tempos), tentando desesperadamente invadir uma casa para estuprar dois estrangeiros que estão lá dentro (eles não sabiam que eram anjos). Ou a situação sexual ali estava bem desesperadora, ou esses anjos eram de uma beleza inimaginável (se bem que ambas as hipóteses ainda são insuficientes para tornar o cenário plausível). Segundo, Lot, para salvar os anjos, faz uma proposta bem legal para os homens da cidade: deixaria que eles estuprassem suas duas filhas virgens, se eles deixassem os anjos em paz. Rapaz, com um pai desses, quem precisa de inimigos? Resumindo o pensamento dele, dois estrangeiros (anjos ou não) são mais importantes e têm mais valor do que suas duas filhas. Pai exemplar esse. Toda a cena é bastante cômica, se imaginarmos uma multidão de homens desesperados por sexo tentando invadir uma casa atrás de dois indivíduos, enquanto Lot tenta de todas as formas segurá-los. Deus devia estar se divertindo bastante assistindo a tudo isso.

* * * * *

Resolvi escrever um pouco mais sobre religião, principalmente sobre temas que converso muito com amigos meus. Esse dos trechos curiosos da bíblia já rendeu muitas discussões divertidas pessoalmente.
Este post me deu um trabalho inimaginável, mas felizmente acho que o resultado final ficou razoavelmente bom. Tentarei manter um nível bom em todas as postagens futuras.

Nenhum comentário: