segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Uma Decepção e Meia Múmia


Já faz um tempo, eu andava louca para assistir Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Quis ir ver no cinema, mas não pude, e depois que saiu em dvd, ainda não tinha conseguido alugar. Era simplesmente impossível alugar. Visto isso, comprei o filme com um carinha que baixa da internet e vende por três reais (se eu tivesse alugado, eu ia copiar de qualquer jeito e ia gastar bem mais) e fui assistir, com a minha irmã e o meu pai.
Desde que vi o primeiro filme do Harry Potter, eu passei a ler todos os livros. Então, o único filme que vi antes de ler o livro foi o primeiro. Mas sempre assisti aos filmes consciente de que aquilo era um adaptação, e adaptações não são perfeitas. Ficava meio triste quando uma cena era cortada, ou outra era modificada, e sempre achei os livros melhores do que os filmes, mas vistos isoladamente, os filmes eram bons. Não fantásticos, nem extraordinários, mas muito bons.
Harry Potter e o Enigma do Príncipe foi um dos livros que mais gostei da série. É difícil dizer um só que seja o melhor, mas esse foi um dos melhores. Minha expctativa em relação ao filme era grande, embora eu estivesse preparada para prováveis pecados, como cortes de cenas que eu gostava e o não aparecimento de alguns assuntos e personagens. Mas nada me prepararia para o que o filme realmente era.
Se eu fosse resumir o filme em uma só palavra, eu diria horrível. É o que o filme é, como adaptação e como filme. A história foi mutilada e costurada de uma forma totalmente sem nexo. A impressão que dá é que o diretor nunca tinha nem ouvido falar de Harry Potter, e que folheou o livro, escolheu algumas cenas aleatórias, e as costurou de qualquer jeito para tentar formar uma história. Não sei se quem não leu o livro conseguiu entender alguma coisa, porque havia partes das quais eu não me lembrava, e eu tinha que me esforçar para conseguir entender o que estava acontecendo.
Até a atuação dos atores estava ruim - sinal, para mim, de que o problema foi realmente na direção. Cortaram cenas desnecessariamente. Cortaram a cena da luta entre os comensais da morte e os alunos no castelo, o que é absurdo. Modificaram cenas sem necessidade. O beijo da Gina e do Harry virou uma coisa ridícula de crianças de dez anos, a cena é totalmente diferente da que está no livro, e o romance dos dois ficou completamente apagado. Em nenhum momento, durante o filme, Harry desconfia de Snape, sendo que essa é uma das grandes questões do livro. Aliás, Snape está parecendo um zumbi durante o filme inteiro, completamente sem ação e sem presença. Quando Harry  e Draco lutam no banheiro, e Harry quase mata o outro com um golpe aprendido no livro do Príncipe Mestiço, ao invés de punir Harry e exigir satisfações, Snape simplesmente fica olhando com uma cara de idiota para ele, e Harry sai correndo e não se fala mais nisso.
O próprio título do filme ficou sem sentido. Quase não se fala no Príncipe Mestiço. Fala-se do livro, não do Príncipe, e ninguém parece interessado em saber quem ele é - ao contrário do que acontece no livro. Também não há a cena em que Dumbledore usa a penseira para mostrar a Harry a família de Voldemort. Não se fala, em nenhum momento, da família de Voldemort. Aliás, quase não se fala de Voldemort.
A capa da invisibilidade sumiu. Esqueceram-se completamente dela. Esqueceram-se também de Remo Lupin e Tonks, que vivem um romance mal-resolvido e que Harry só descobre no final. Esqueceram-se do enterro de Dumbledore. Ah, claro. A cena da morte de Dumbledore.
Foi na cena da morte de Dumbledore que eu quase desliguei a tv. É horrível, totalmente diferente do que acontece no livro. Se a mudança fosse para melhor, ok. Se não melhorasse, mas tivesse uma justificativa razoável, ok. Mas não, a cena é horrível e teatral, além de sem sentido. Os comensais da morte entram no castelo, sem nenhum problema, e vão alegremente para o alto da torre, onde Harry e Dumbledore chegam de forma inexplicável. Parece que alguém se esqueceu de que era impossível aparatar no castelo. Como a capa da invisibilidade sumiu misteriosamente, ao invés de mandar Harry se cobrir com ela, Dumbledore o manda sair dali, sem mais explicações. Harry sai, mas fica espiando. Draco chega, morrendo de medo (tadinho) e diz que vai matar Dumbledore. Ao contrário do livro, ele não ataca logo ao chegar, fazendo Dumbledore perder a varinha. Não, isso não podia acontecer, porque originalmente Dumbledore deveria ao mesmo tempo paralisar Harry, que estava embaixo da capa, mas, como eu já disse, não tem capa. Então, Dumbledore simplesmente fica olhando para a cara de Draco, até que esse resolva atacá-lo e jogue longe sua varinha. Então chegam os comensais da morte, que estavam até então brincando pelo castelo deserto. E Harry está vendo tudo isso, e não faz nada. Chega o professor Snape, do qual Harry nunca desconfiou, sobe lá, e mata Dumbledore. Os comensais saem comemorando pelo castelo, Snape sai andando como um zumbi, Harry vai atrás, o ataca, ele não revida, e sem motivo nenhum Snape diz de repente "Eu sou o Príncipe Mestiço", e você fica pensando "e daí?". Pronto, acabou o filme.
Na verdade ainda tem mais uma cena, de Harry, Rony e Hermione batendo papo como se nada tivesse acontecido. Ah, ninguém comenta do casamento de Fleur e Gui, que abre o próximo livro. Não se fala mais em Dumbledore. Todos os atores parecem possuídos por algum feitiço que tirou suas personalidades. Por falar em feitiço, a dona do Três Vassouras, que estava enfeitiçada e tem uma participação importante na história, simplesmente não aparece. Mais uma cena ruim: a que Harry consegue a memória do professor Slugorn. Ela está no filme, mas não tem um terço da força que tem no livro.
Pra finalizar minhas reclamações, a cena da destruição d'A Toca. Que diabos foi aquilo? Essa cena não existe! Como a casa de Rony pode ser destruída, se ela aparece no próximo livro? E depois daquilo, ninguém comenta mais nada. Ao invés de colocar uma cena de luta que nunca existiu, eles podiam ter colocado a cena da luta no castelo ou do enterro de Dumbledore.
Enfim, o filme é péssimo. Tem cenas que não existem, não tem cenas importantes que deviam estar lá, cenas foram deformadas inexplicavelmente, muita coisa foi deixada de lado. A impressão que dá é que ele foi dirigido com muita má vontade, por alguém que não entendia nada da série e que não tinha o menor interesse na história. Depois dessa, tenho até medo de assistir o último filme. Dificilmente vão conseguir consertar o estrago que foi feito.


-----------------------//---------------------------

E o oscar de Filme Bizarro que Eu Vi Na TV vai para... A Múmia III. A história é completamente louca! Não estou dizendo que o filme é ruim, e nem poderia dizer nada, porque não vi ele todo, peguei da metade pro final. Mas que é louco, isso ele é. A história se passa na China! E não tem nada a ver com a história dos dois filmes anteriores, nada mesmo! Além disso, ou estou ficando doida, ou mudaram a atriz que faz a esposa do personagem principal. Muito estranho. Mas os efeitos são legais. E é melhor do que Harry Potter e o Enigma do Príncipe.

Nenhum comentário: