domingo, 6 de janeiro de 2013

[Resenha #001] Os Pequenos Homens Livres - Terry Pratchett

Resenha originalmente publicada no Skoob. Você pode ver mais informações sobre o livro clicando aqui.

UMA PEQUENA BRUXA DO GIZ CONTRA O REINO DAS FADAS

"Mas, daquela vez, tinha sido magia. Não deixava de ser magia só porque você descobriu como funcionava".

Nessa bela obra de Pratchett, que se passa no Discworld, somos apresentados a Tiffany Dolorida, uma menina de 9 anos que decide se tornar bruxa. Com a ajuda de outra bruxa, senhorita Perspicácia Carrapato, e dos Nac Mac Feegle, também conhecidos como Pequenos Homens Livres, ela terá que ir até o terrível mundo das Fadas para resgatar seu irmãozinho, sequestrado pela Rainha.
Infantil, mas não ingênuo, esse livro faz uso de um pano de fundo bastante comum para desenvolver uma história encantadora. A delicada e profunda relação entre Tiffany e sua avó, que é mostrada apenas em recordações da menina, proporciona alguns dos momentos mais reflexivos e interessantes. Há também, durante boa parte do livro, a dúvida sobre Vovó Dolorida ter ou não ter sido bruxa - afinal, não deixa de ser magia só porque você descobriu como funcionava...
Fiquei fascinada pelo Giz, a terra onde Tiffany vive. Desde o início, a senhorita Carrapato se mostra intrigada, pois bruxas não poderiam se desenvolver no Giz, terreno mole demais para isso. Conforme a história do Giz vai sendo sutilmente contada, sem revelar seus mistérios, essa terra fascinante vai se mostrando ser, sim, o lugar perfeito para o surgimento de uma grande bruxa.
Todo o ambiente e toda a trama da história são mostrados de forma que fascina e prende o leitor. A luta do pensamento real contra os sonhos, a realidade contra a ilusão, a força que é necessária para se encarar a realidade, a vida e a morte - esses elementos, bastante pesados, são mostrados com a leveza e sutileza necessárias a um livro direcionado a crianças, mas sem jamais desrespeitar a inteligência delas. Com belas frases, muita aventura, e momentos de reflexão filosófica apresentados com sutileza, esse é um livro que vale a pena ser lido por pessoas de qualquer idade.

* * * * *

Esta é a primeira resenha que escrevo. Durante minha vida toda, sempre tive muita dificuldade de escrever resumos e opiniões sobre qualquer coisa que vejo ou assisto; meu objetivo e auto-desafio, a partir de agora, é escrever resenhas sobre todos os livros que eu vir daqui para frente. Tinha dúvidas se devia publica-la aqui ou no Contos de Vitoria, mas decidi que o outro blog deverá ser só para criações literárias; logo, as resenhas serão publicadas sempre no Skoob, no Facebook e aqui. Espero que tenha ficado razoável.

Um comentário:

Unknown disse...

Eu adorei o texto!
Vou passar sempre por aqui.