quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Prova do ENEM cancelada por fraude

O MEC cancelou na madrugada de hoje a prova do ENEM, que seria aplicada neste final de semana. A decisão partiu do ministro Fernando Haddad, após o jornal O Estado de São Paulo denunciar que foi procurado por um homem, que tentou vender por 500 mil as duas provas. O MEC tem uma segunda versão da prova, mas ainda não está confirmado se essa versão poderá ser utilizada.
Cerca de 4,1 milhões de candidatos realizariam o exame. A expectativa do MEC é realizar a próxima prova em 45 dias.
Fernando Haddad disse na manhã de hoje que será feita uma investigação para saber em que momento da impressão da prova aconteceu o vazamento. Segundo ele, há fortes indícios de que "houve a subtração de um exemplar" da prova. É a primeira vez que algo assim acontece em uma prova de ENEM. Segundo o ministro, outra prova será realizada assim que se concluir a impressão das novas questões.


fonte:
http://bit.ly/3GOVPl
http://bit.ly/SeEPC


Ótima notícia essa. Como se já não bastasse a tensão pelas mudanças no estilo da prova. Lembro de quando fiz o ENEM pela primeira vez, no segundo ano. Acertei sessenta questões, eu acho, e tirei setenta e cinco na redação. Mas fiz por pura brincadeira, nem sabia o que queria fazer de vestibular. Foi divertido. Foi mais divertido ainda ter tirado a maior nota da escola. Nunca mais consegui uma nota tão boa.
Quanto às pobres crianças que iriam fazer o ENEM nesse fim de semana e não vão mais... Não fiquem tão preocupados. Passar no vestibular não é tão importante assim. Eu achava que era, até entrar na universidade. Você, criança de dezesseis ou dezessete anos (ou até mais), que não aguenta mais estudar, que escuta os pais dizendo o dia inteiro na sua cabeça que se você não passar esse ano será uma vergonha para eles, que acha que vai ser um fracassado por não estar entre os quarenta melhores em uma prova... Esqueça isso. Não são os outros que vão ter que suportar pelo resto da vida as consequências de uma escolha feita sob pressão. Não ligue tanto para o que seus pais ou os outros dizem. Ele não sabem nada sobre a sua vida.
E você, mini-pessoa... Isso é para alguém especial... Se até o ano que vem você não tiver decidido o que fazer da vida, não precisa se preocupar. Você ainda tem muitos anos para decidir.

Nenhum comentário: