sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A Descendência de Adão e Eva

Mesmo quem não lê a Bíblia já ouviu a história: Deus criou o primeiro homem, Adão, a partir do barro, e criou Eva, a primeira mulher, usando uma costela de Adão. Os dois moravam no Jardim do Éden, mas desobedeceram a Deus e foram expulsos de lá. Uma vez saídos do Jardim do Éden, eles perderam sua imortalidade e tiveram a obrigação de se reproduzir. Tiveram dois filhos, Caim e Abel, mas Abel foi morto por Caim. Caim foi obrigado a ir embora para terras desconhecidas, onde se casou e gerou toda a descendência humana. E é aí que começa uma série de equívocos, relatos duvidosos, erros de interpretação e possivelmente manipulação dos escritos originais, que tornam essa história bíblica algo ininteligível.
Antes de prosseguir, aviso novamente que sou atéia (como o nome do blog sugere), logo a intepretação que farei aqui não é religiosa. Mas leio a bíblia há muito tempo, acho um livro interessante com relatos interessantes, que permite interpretações diversas, mesmo se levarmos em conta apenas a questão do registro histórico. Tento aqui apenas fazer uma interpretação da história que é contada, independente de ter acontecido ou não (eu não acredito nela, mas isso não interfere em nada).
Vamos à história. Logo no início do Gênesis (Gn 3.22-24) Deus expulsa Adão e Eva do Éden, e Eva dá a luz a Caim e Abel (Gn 4.1-2). Não é dito, em nenhum momento, em que lugar isso ocorre, nem onde a família está instalada. Por uma razão fútil, Caim mata Abel e Deus o expulsa (Gn 4.8-16). E aí já existe algo errado. Lembrando que estamos lidando aqui com a ideia cristã de um Deus oniciente e onipresente, e que Adão, Eva, Caim e Abel ainda eram os únicos habitantes da Terra, esse trecho não faz sentido. O Gênesis 4.14-16 diz: "Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e errante na terra, e será que todo aquele que me achar me matará. O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto, qualquer que matar a Caim sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse qualquer que o achasse. E saiu Caim de diante da face do Senhor e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden".
Há duas coisas estranhas com esse relato. Primeiramente, a ideia de que Caim "saiu de diante da face do Senhor" e se exilou em uma terra distante. Mas se Deus é onipresente, seria impossível para alguém "fugir" dele, e a ideia de ir para uma terra distante para se esconder seria absurda. Mas esse não é, nem de longe, a coisa mais incoerente aqui. Lembrando de novo que não havia outros seres humanos além da família de Adão, o que Caim quer dizer quando diz que "aquele que me achar me matará"? Afirmação essa que é corroborada por Deus, ao marcar Caim para que ele não seja morto. Essa afirmação nos leva a duas possibilidades: ou Adão e Eva não foram os primeiros seres humanos, ou não foram os únicos. De fato, continuando a leitura da bíblia, em vários momentos - e não só no Gênesis - podemos concluir que havia outras pessoas, até mesmo outros povos, existentes na Terra, sem nenhuma relação com Adão e Eva.
Continuando a leitura, vemos que em seu exílio, Caim se casou (com uma mulher não identificada) e teve filhos. Já vi algumas interpretações que dizem que essa mulher era na verdade irmã de Caim, mas isso não só não faz nenhum sentido no contexto, como não é citado pela bíblia. A bíblia cita, posteriormente, que Adão e Eva tiveram outros filhos e filhas, e embora algumas interpretações digam que esses filhos nasceram antes da expulsão de Caim, eu não acho isso coerente; principalmente porque ela dá ênfase ao nascimento de Caim e Abel, parecendo querer indicar que eles tinham idades próximas e eram os únicos até o ocorrido. Não é comum que na bíblia se cite um fato para depois se citar o nascimento da pessoa (pelo menos foi o que eu percebi; me corrijam se estiver errada).
Vamos parar de seguir a descendencia de Adão por aqui, porque já cheguei aonde pretendia, e vamos discutir sobre essa questão. A bíblia realmente se propõe a contar a história da criação do ser humano? Ou não seria a história de uma família, uma descendência, de um homem e uma mulher "criados" - não vamos discutir aqui o significado desse termo - por Deus, mas de forma alguma os primeiros, muito menos os únicos seres humanos?
Em várias outras partes da bíblia encontramos relatos que corroboram a segunda hipótese. No Êxodo, é afirmado que o povo de Israel é o povo de Deus (Êx 3.10, entre outros). Teria Deus renegado parte de sua próprias criação? Eu não interpreto dessa forma. Me parece muito mais crível que apenas o povo de Israel representasse realmente a descendência de Adão e Eva; o resto da humanidade (que, me parece, era a maioria da população da época) não havia sido criada por Deus, ou não descendia de Adão e Eva. Se pensarmos que todo o relato da bíblia se passa aproximadamente na mesma região (não são citados, por exemplo, o continente americano ou a Oceania, que eram habitados), isso fica ainda mais claro. Por uma simples questão temporal e geografica, a própria bíblia nos faz deduzir que esses povos, e diversos outros, não pertenciam ao povo de Deus, seja por não terem sido criados por ele, seja por não descenderem de Adão e Eva.
É óbvio que, para aqueles que enxergam a bíblia como uma fonte de verdade, tal afirmação soaria absurda. Deus criou tudo o que existe e Adão e Eva foram os primeiros seres humanos, tendo toda a humanidade descendido deles. Mas uma vez que aqui estou considerando que a bíblia não é mais do que um relato ficcional (ou, no máximo, "levemente baseado em fatos reais"), a hipótese de que a intenção do livro não é relatar a história da humanidade, mas sim a história de um povo - o povo descendente de Adão e Eva - me parece muito crível, e trechos que corroboram isso estão espalhados por todo o livro. É interessante, para quem ficou curioso sobre a questão, pesquisar sobre o assunto. Uma vez que a bíblia é praticamente escrita em código, essa é uma questão que pode nos tomar longas horas de pesquisa e gerar diversas teorias bastante interessantes.

Nenhum comentário: