terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

[Resenha #003] Eragon (Ciclo da Herança - Livro 1) - Christopher Paolini

Resenha publicada originalmente no Skoob. Você pode ler mais sobre o livro clicando aqui.


Um Homem, um Dragão e o Império

Dragões, cavaleiros, elfos, anões, todo tipo de criatura fantástica e muita magia e aventura marcam presença nesse que é o romance de estréia de Christopher Paolini.
O livro conta a história de Eragon, jovem rapaz que, ao encontrar uma grande pedra aparentemente valiosa, vê sua vida mudada radicalmente e se torna centro de uma guerra pelo poder no Império.
É impossível, durante a leitura, não se lembrar de O Senhor dos Anéis. Há vários elementos de referência. Contudo, a narrativa não é cansativa nem excessivamente detalhista como a de Tolkien, dando grande ênfase às cenas de aventura e ação.
Para quem não gosta muito de descrições, o início pode ser um pouco cansativo. Cada personagem é descrito fisicamente com riqueza de detalhes. Porém, ainda na começo e tendo sido feitas todas as devidas apresentações, a história segue em um ritmo frenético e empolgante, o que torna difícil interromper a leitura. Apesar das quase quinhentas páginas, que podem assustar leitores de primeira viagem, é um livro que se lê muito rápido.
Recomendo esse livro para adolescentes e adultos, para pessoas que gostam de histórias com muita fantasia, mas que não abrem mão de narrativas inteligentes, dinâmicas e com muita ação.