sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Sobre crentes e opiniões


Não sei quanto às pessoas em geral, mas eu detesto quando entra algum maluco no ônibus e começa a falar de religião. Do mesmo jeito que detesto quando esses evangélicos ficam indo de casa em casa para tentar arrastar o maior número possível de otários pessoas para a igreja deles. Eu não sou contra nenhuma religião, nem acho que tenho o direito de interferir na fé de quem quer que seja. O que me irrita profundamente nesses crentes é a falta de respeito pela opinião alheia.
Eu sou atéia (já disse que acho essa palavra muito feia?). Não acredito em Deus, não acho que Jesus tinha qualquer poder divino, não acho que existam santos, anjos, ou demônios. Mas nem por isso, quando uma pessoa me diz que segue determinada religião ou que acredita em algo que eu não acredito, eu começo a discutir com ela, nem digo que ela é uma imbecil por acreditar em mentiras, nem ofendo as crenças dela. Posso até pensar tudo isso, mas não digo por uma questão de respeito. Então por que você, senhor crente, ofende aqueles que têm uma fé diferente da sua, ou que não tem fé alguma? Quem você acha que lhe deu esse direito?
Uma história real: tenho simpatia pelo espiritismo, e quando criança cheguei a querer me tornar espírita, mas não deu certo porque o espiritismo é cristão e crê em Deus, coisas que não combinam comigo. Mas ainda tenho simpatia por ele, e conheço várias pessoas espíritas. Também conheço várias pessoas evangélicas. Um dia, uma pessoa espírita e uma evangélica se encontraram e estavam conversando pacificamente, quando o assunto de alguma forma caiu em religião. O que se seguiu foi mais ou menos isso:

"Eu sou espírita..."
"Você é O QUE!?"
"Espírita, eu estou frequentando a casa espírita..."
"Mas espiritismo é coisa do diabo! Não é coisa de Deus!"
"Não, isso não é verdade..."
"É sim! As coisas que eles fazem lá é tudo do diabo!"

E o resto da conversa foi mais ou menos nesse estilo. Eu gostaria de saber, queridas pessoas evangélicas, católicas ou sei lá o que: no que vocês se baseiam para dizer que a crença x é a certa e a y é coisa do diabo? Sinceramente, eu nunca ouvi a palavra "diabo" ou qualquer similar dita por um espírita, enquanto os evangélicos dizem isso toda hora. Não dizem por aí que a palavra tem poder? Cuidado com o que vocês chamam, evangélicos.
Comecei a falar sobre isso porque hoje de manhã, quando estava indo para a faculdade, entrou um vendedor no ônibus que começou a falar de deus. Até aí, tudo bem; ele só estava falando e tentando vender seus produtos, não estava querendo convencer ninguém de nada. Só que, quando ele me entregou o que ele estava vendendo - balinhas com um papel que tinha uma mensagem bíblica - veio a decepção. No tal papel estava escrito "todas as religiões levam a Deus?", seguido por uma historinha que acabava com a conclusão de que não, que só o cristianismo - mais precisamente, a visão evangélica do cristianismo - poderia levar a Deus e à salvação. O motivo, aparentemente, era que nenhuma outra religião teria um "salvador".
Minha vontade na hora foi levantar e começar a discutir com o vendedor, mas me controlei porque não valeria a pena. Mas quem ele, ou qualquer outro cristão, pensa que é para dizer que a religião dele leva a Deus? Por acaso algum crente já voltou dos mortos e disse "isso aí, irmão, a gente tava certo, eu segui a religião x e cheguei no céu, enquanto todos os que seguiam outras religiões foram para o inferno"? Não! E se deus existe e for tão estúpido a ponto de só "salvar" aqueles que acreditam em determinada religião, então juro por tudo o que existe que prefiro passar a eternidade no inferno. Pelo menos lá vou estar bem longe de fanáticos religiosos.

----------------------//------------------------

Eu ia escrever muito mais nesse post, mas mudei de ideia porque achei que ficaria muito grande.
Só para esclarecer, não tenho nada contra crentes. Nem contra vendedores em ônibus. Nem contra vendedores crentes em ônibus.